Estado de Goiás

4º Dia de CELIG

Na manhã de 11/11/2016 foram ministrados os minicursos:

Minicurso 1: Perspectiva Crítica entre Educação e Tecnologia. Prof. Me. Fernando Lionel Quiroga (UEG/UNIFESP).

Minicurso 2: Os jogos dramáticos no processo de alfabetização de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Profa. Ma. Ana Paula Menoti Dyonisio (UFMS).

Minicurso 3: Técnicas Quilling para apoio a aulas de arte. Profa. Esp. Neusa Inácia (UEG); Profa. Lucirene Alves (UEG).

Minicurso 4: A importância das disciplinas pedagógicas na formação e atuação docente. Profa. Esp. Ana Lúcia Passarinho (UEG).

Minicurso 5: Alfabeciclar: alfabetizando através da reciclagem. Profa. Esp. Dayanny Sousa Tavares (UEG); Profa. Esp. Jacqueline Pimenta Brito (UEG).

Na noite do dia 11/11, quarto dia do 1º CELIG, o Campus recebeu a profa. Dra. Olímpia Maluf Souza, graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba, Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e professora titular da graduação e pós-graduação em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Na ocasião, a professora convidada apresentou a palestra intitulada “Processos de (re) significação da leitura: sujeito, história e memória”. Após uma longa e enriquecedora apresentação da Linguística como campo de conhecimento, suas diversas vertentes e filiações epistemológicas, o debate deteve-se na Análise do Discurso a partir da vertente de Mikhail Bakhtin, para quem a língua deve ser analisada em sua concretude, não reduzindo-a a um objeto específico da linguística. Estabelecendo uma interlocução com a prática de leitura em ambiente escolar, a profa. Destacou as possibilidades que a referida vertente confere ao trabalho pedagógico uma vez que propicia ao aluno o desenvolvimento criativo na produção de sentidos diversos a uma única concepção ideologicamente marcada por um modelo conservador de escola e de sociedade.

Notícia publicada em 13/11/2016