Estado de Goiás

Curso Superior de Licenciatura em Letras  

Coordenadora: Elisandra Rios da Silva pamponet

E-mail: elisandra.rios@ueg.br

Fone: (62) 3364-1199

Endereço: Avenida José Pereira do Nascimento Nº 320 Centro.

CEP: 76.590-000

Cidade: São Miguel do Araguaia

Estado: Goiás

     

LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS

 

APRESENTAÇÃO

 

Forma o licenciado em Letras, com foco principal no Ensino Fundamental e Médio, capacitando-o na interpretação correta de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos; explicando seus processos e argumentos de formação; investigando as questões ligadas ao ensino da língua materna e língua inglesa, partindo assim de diversas teorias e abordagens.

 

A concepção da língua como fenômeno sócio-cultural e a compreensão do ensino como uma realidade social são alguns dos valores despertados nos acadêmicos do curso de Letras, que visa formar leitores críticos, cientes das diversificadas noções de gramática e conhecedores das variedades linguísticas e seus diferentes níveis.

 

Ao término do Curso, o licenciado em Letras terá adquirido uma atitude investigativa que favorecerá ao processo contínuo de construção do conhecimento na área e estará apto a responder aos desafios que a prática social e docente apresentam no cotidiano.

 

 

Habilitação: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas

Modalidade: Licenciatura

Regime: Semestral

Período de funcionamento: Noturno

Tempo de Integralização: mínimo 4 anos e máximo 6 anos

Temporalidade: Anual

Vagas: 40

Início de vigência da Matriz Curricular : 2015/1

Forma de Ingresso: Processo Seletivo (PS), Sistema de Avaliação Seriado (SAS), Reingresso, Transferência entre Unidades Universitárias da UEG, Transferência de outras Instituições de Ensino Superior (IES), Portador de Diploma de Graduação, Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) e outras formas advindas de políticas públicas que sejam adotadas pela Universidade.

 

 

A CARREIRA PROFISSIONAL DO LICENCIADO EM LETRAS 

 

O profissional formado em Letras no Câmpus São Miguel do Araguaia é um estudioso do funcionamento das línguas Portuguesa e Inglesa, além de suas respectivas literaturas. Quem se forma em Letras poderá ser, além de professor no ensino fundamental e médio (Português, Idioma estrangeiro, Literatura e Redação), tradutor, intérprete, editor, redator ou revisor de textos, pesquisadores, críticos literários, roteiristas, secretários, assessores culturais, entre outras atividades afins.

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Objetivo Geral

  • Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações como o outro.

   

Objetivos Específicos

 

  • Capacitar o  acadêmico  para  o  domínio  do  uso  das  línguas  portuguesa  e inglesa, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais;
  • Refletir teoricamente sobre a linguagem, fazer uso de novas tecnologias e compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
  • Refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários;
  • Contribuir para a formação do pensamento crítico do graduando, necessário para compreender a importância da busca permanente do desenvolvimento da investigação teórica, científica, técnica e didático-pedagógica como forma de produzir e de divulgar conhecimentos científicos através da integração de atividades de ensino e extensão.
  • Fornecer subsídios aos graduandos para uma análise crítica da realidade, nos seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais com vistas à transformação dessa realidade, conscientizando-os de sua responsabilidade como formador de opinião e de consciência, através da sua atividade docente e de sua participação na vida social.
  • Atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos sobre fatos da linguagem e sobre as diversas variedades e registros linguísticos, com ênfase na variedade padrão das línguas estudadas.
  • Propiciar a atualização quanto às abordagens e metodologias para o ensino de línguas e possibilitar o desenvolvimento de novas metodologias que contribuam para a evolução da prática educativa adequada às exigências atuais.

      

CORPO DOCENTE                                   LINK DO CURRÍCULO LATTES

 

Aida Mirlane Oliveira da Silva                           http://lattes.cnpq.br/0874783338556087

Ana Lúcia Pereira Passarinho                          http://lattes.cnpq.br/6368806432737612

Clederson Duarte da Silveira                          http://lattes.cnpq.br/7840488030749653

Elisandra Rios da Silva Pamponet                   http://lattes.cnpq.br/5227984057218604

Kátia Castelo Branco Coelho                         http://lattes.cnpq.br/5939289072036584

Luciana Silva Pereira Marinho                        http://lattes.cnpq.br/8056332452189831

Luíza Espíndola Barros Arruda                     http://lattes.cnpq.br/8439653345925527

Mary Soares de Almeida Reis                        http://lattes.cnpq.br/6485606831012565

Nilza América Francisco Marques                   http://lattes.cnpq.br/2254845523466246

Rosangela Alves de Sousa                           http://lattes.cnpq.br/8838578448887619

Vanderlene Ferrassoli Santos Vasconcelos     http://lattes.cnpq.br/1597753432093703

 

Projeto Pedagogico do Curso de Letras - Matriz 2009pdfLet

PPC_Letras__Sao_Miguel_do_Araguaia