Estado de Goiás

História  

O Câmpus São Miguel do Araguaia está localizado ao noroeste do estado goiano e acha-se situada a 500 km de Anápolis, cidade onde se encontra a sede da UEG a 485 km de Goiânia, capital do Estado.

A área do município é de 6.144 Km2, e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,74 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2.000). A população estimada do município é de aproximadamente 25.000 habitantes.

Criado em 14 de novembro 1958 pela lei estadual 2.137, neste cenário, São Miguel do Araguaia passa a ter um papel importante no noroeste goiano, despontando pela sua importância na produção de carne bovina, onde por vários anos comerciais liderou a produção no estado de Goiás.

O município é berço de vários parques de preservação ambiental e possui uma das maiores concentrações da biodiversidade do cerrado brasileiro, e por tal, orgulhosamente ostenta uma das gigantes áreas de preservação ambiental do Brasil – APA Meandros do Rio Araguaia.

Inserida numa região de grandes rios, Rio Crixás e Rio Araguaia, o Câmpus São Miguel do Araguaia sente-se privilegiado na propositura de cursos tanto regulares como tecnológicos, favorecida pela riqueza natural que transforma em imensos laboratórios propícios para o desenvolvimento investigativo em favorecimento da plenitude da vida em seu mais amplo sentido.

A procura de parcerias com empresas, órgãos públicos e privados e a própria população é marca registrada do Câmpus São Miguel do Araguaia, e tal atitude é de forma clara registrada nas conquistas da Unidade, superando momentos de completa adversidade política e econômica.

A permanente preocupação de novos cursos, é reflexo da necessidade de nossa sociedade, que tem na Universidade esperanças de novo tempo, o que coloca o Câmpus numa excelente perspectiva de contínua atualização, renovação e autorestruturação de seus objetivos e meios da educação profissional, necessárias para o desenvolvimento político-social-educacional da região.

O Câmpus São Miguel do Araguaia, da Universidade Estadual de Goiás - UEG, foi criado pela lei estadual Nº. 13.456 de 16 de abril de 1999, tendo como Diretor Educacional o Professor José Antônio Fagundes que atuou até o ano de 2004. A partir de 2005, através de processo eletivo o Professor Ricardo Rames Basilio assumiu a direção e atuou até meados do ano de 2012. Em seguida, o Professor José Antônio Moiana assumiu a direção interinamente e no mesmo ano a Professora Mary Soares de Almeida Reis é nomeada Diretora Educacional Interina do Câmpus, sendo que em 2013, através de processo eletivo ela passa a exercer a função de Diretora Educacional do Câmpus até a presente data.

O Câmpus iniciou suas atividades acadêmicas a partir de maio do ano de 1999, com o Curso Regular de Pedagogia, oferecendo à comunidade local e regional 70 (setenta) vagas, distribuídas em duas turmas de 35 alunos cada, sendo uma no turno matutino e outra no turno noturno. No ano de 2003, foram extintas 35 vagas do Curso Regular de Pedagogia, ficando apenas uma turma para o primeiro ano, no turno matutino, oportunidade em que foi criado e autorizado o Curso Regular de Letras, oferecendo 40(quarenta) vagas, funcionando no turno noturno, através da resolução Nº. 26.1/2002, de 18 de outubro de 2002, assinada pelo Magnífico Reitor Professor José Izecias de Oliveira, cujas atividades a partir do ano 2003.

Por este processo transformador, desde sua criação, o Câmpus São Miguel do Araguaia atuou principalmente na formação de professores, atendendo a um anseio regional, capacitando agentes educacionais nas áreas de Pedagogia, Letras e História, todas na concepção de ensino superior parcelada, algumas em parceria com os municípios da região outras com o estado de Goiás.

Funcionou também, neste Câmpus os cursos de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia, Letras, Educação Física e Biologia.

Capacitamos e graduamos mais de 1.000 professores da rede de ensino pública municipal e estadual, e rede de ensino privada, tanto local como regional.

Atuamos também na formação profissional rápida, através dos Cursos de Formação Específica de Nível Superior em Agronegócios (2 turmas), Gestão Pública (3 turmas), Gestão Sanitária e Ambiental (2 turmas) e Gestão das Organizações da Saúde (1 turma), perfazendo um total de 200 novos profissionais que atendem hoje, superficialmente, as necessidades e os anseios regionais.

Em 2006, Iniciamos as atividades extensionistas deste Câmpus, propondo a comunidade apenas 5 projetos de extensão acadêmica e universitária. Durante este percurso já disponibilizamos à comunidade sãomiguelense mais de 35 projetos extensionistas, com os quais buscou-se mesclar a sociedade local com a academia, promovendo a inserção da academia nos vários níveis sociais e na sociedade como um todo, tendo-a sempre como aliada da Universidade.

Desenvolvemos também no ano de 2006 o curso de pós-graduação em Psicopedagogia, concluso no ano de 2008, especializando 42 professores que atuam em São Miguel do Araguaia, Mundo Novo, Nova Crixás, Bonópolis, Novo Planalto. Em 2010, o Câmpus passou oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura. Atualmente, o Câmpus São Miguel do Araguaia oferece a comunidade os cursos regulares de Licenciatura Plena em Pedagogia e em Letras.